domingo, 25 de outubro de 2009

Pin up

(Betty Grable, 1940)

As pin up, eram desenhos artistico que representavam idealizacões de mulheres sensuais.O termo foi documento pelo primeira vez em 1941, batizou Pin up, pois em um primeiro momento as ilustracões apareciam nos calendarios, posters, para serem pindurados nas borracharias,oficinas.
As Pin up eram encontrados nos jornais, revistas e cartões postais.
Com o passar do tempos celebridades interpretaram os desenhos em fotografias com uma pitada de erotismo.Os posters ocupavam os armários de soldados amaricanos durante a segunda guerra mundial.O mais famoso foi de a Betty Gable (Elizabeth Ruth Grable, atriz, cantora e bailarina, nasceu em dezembro de 1918, em St Louis (E.U.A.).
Decorridos tempos, as versões das Pin ups foram se transformando, algumas mais ousadas, outras mais mulecas, mas sempre com muita sensualidade, a diferença é que atualmente elas contam com o apoio do Photoshop.
Ainda temos os adeptos as primeiras versões, ( que são maravilhosas!) as originais e retrosárias.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Origem do dia do professor




O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fonte:
www.portaldafamilia.com.br

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pré Sal X Cultura

"Menos de 10% dos brasileiros foram alguma vez a um museu, só 17% compram livros e mais de 80% dos municípios não têm cinema e nem teatro”, afirmou o ministro da Cultura, Juca Ferreira, em audiência pública realizada nesta terça-feira, 29 de setembro, pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o Projeto de Lei nº 5.417/2009 e cria o Fundo Social do Pré-Sal.

Investimentos a curto prazo?...
E a cultura, e o capital cultural dos Brasileiros.
Os investimentos em cultura e educação são indispensáveis para o crescimento do país.
No entanto não são bem vistos pelos governantes, já que o retorno é a longo prazo.E os mesmo não veem motivo de instruir seus eleitores, eles poderão ir contra seus atos de governo.
A política do pão e circo continua!

E viva Rio de Janeiro 2016!!!
"o Rio de Janeiro continua lindo..."

Filme Inteligente!



O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Lançamento em 2001, França.

"Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor."(adorocinema.com)
Gostei muito do filme, é fabuloso mesmo...
Para mentes ludicas! Interessante e de humor refinado!

Poema tirado de uma notícia de jornal


João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

(Manuel Bandeira)